7 Sintomas de um Casamento em Crise

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Casamento em fase terminal dá sinais. Coisinhas que os que estão de fora percebem, mas quem está dentro geralmente não vê. Já ouviu a estória do sapo que é colocado vivo na panela com água fria que vai esquentando devagar? É mais ou menos assim.

Casado há 34 anos, palestrando e aconselhando casais desde 1994, tenho observado alguns sinais que, lentamente podem levar um casamento ao fracasso:

* Ausência de diálogo: Quando se conheceram, não podiam deixar de ouvir a voz um do outro, agora isso irrita e sufoca.

* Apatia: a vida do outro já não interessa mais. Não importa mais o que fez ou onde foi.

* Distanciamento: mãos dadas? Nunca mais. Abraço? Pra que? Carinho? Nem lembra mais o que é isso. Relação sexual tornou-se rara e fria.

*Incompreensão: Um não entende mais o outro e o problema de um não tem importância alguma para o outro. Sentimentos são ignorados e frustrações eflorescem.

* Amigos são mais importantes que o cônjuge: um deles começa a se distanciar. Começa a ficar mais com os amigos que com a família. Nesta fase, o mais perigoso são as mentiras de que precisou ficar até mais tarde no trabalho.

* Brigas constantes: o mais interessante é que as brigas acontecem por bobagem: toalha fora do lugar, tampa do vaso levantada, a chave que não está no lugar, o carregador do celular que sumiu. O entendimento mútuo acabou.

* Desrespeito: começam as críticas com respeito ao tipo de roupa que usa, a aparência física, o comportamento. Critica em público e na roda dos amigos. Mas o pior de tudo é quando as grosserias começam.

Será que ainda há uma saída para o casamento?

Sempre tem uma saída, mas depende de ambos para isso acontecer.

  1. Reconheça os seus erros. Não tem como acontecer coisas novas se continuarmos a fazer as mesmas coisas. Decida mudar. Sua decisão é muito importante.
  2. Comece com pequenas mudanças. Um abraço, um beijo, um elogio. Tudo tem um começo e o primeiro passo é sempre o mais importante.
  3. Um hábito só se torna hábito quando é repetido diversas vezes. Alguém disse que para uma tarefa se tornar um hábito, precisa ser repetido ao menos 66 vezes. Pense nisso e comece a repetir todos os dias o abraço, o beijo, o elogio e acrescente aos poucos algo a mais. Vai ser muito bom
  4. Pense no que você pode fazer para continuar onde outros casais desistiram. Se esforce um pouquinho mais, não desista do seu casamento. Você vai vencer.
  5. Peça ajuda a quem realmente pode te ajudar: Deus. Ele é a sua maior força, ele é quem pode realmente transformar tudo no seu cônjuge e em você. Ele nunca despreza quem se aproxima dele.
  6. Sua família é seu maior tesouro. Não desista dela. Todo esforço vale muito a pena.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
×
×

Carrinho

%d blogueiros gostam disto: